quinta-feira, 30 de junho de 2011

coisas de menina

Encomenda entregue para uma princesinha aqui de São José dos Campos:

1 - pelerine em tricô, confeccionada em fio Legítima Mini, da Makro Central. O fechamento é feito com broche  de 2 flores de feltro na base e, por cima, uma  flor tipo pompom com miolo de pérola];

2 - cachecol em crochê, com babadinho ao redor e aplique de flores nas duas extremidades. No cachecol usei fio Bambino e nas flores o Keamor, ambos da Pingouin.

Adorei fazer essas peças infantís, pena que não tenho mais menininhas em casa, as únicas crianças são meus dois "princesos" [filho raspa de tacho e neto]. Estou fazendo cachecol, gorro e poncho para eles, mas o universo masculino é tão sem glamour :/ 



Grande abraço,

terça-feira, 28 de junho de 2011

crochê na decoração


"As tramas aquecem e trazem história para a casa, já que as peças são feitas à mão. Seja em toalhinhas, em mantas ou em trabalhos de patchwork, o crochê é puro aconchego na decoração. Veja ideias para usar, sem cair no lugar-comum"

~> Confira AQUI a galeria de fotos.

fonte: Revista Casa e Jardim 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

c'est fini

Até que enfim aquele novelo interminável acabou [mentirinha, sobrou um pouco de lã, mas parei por aí]!
Fio Colorato, da Linea Italia: além de lindo, rende muuuuuuuuiitoooo!


Cachecol versátil, há várias maneiras de usá-lo, veja exemplos na foto acima e invente uma você também! :)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

gorro amor-perfeito


O primeiro gorro dos meus muitos anos de vida, feito seguindo os passos da Sônia Maria  [tem como não amar as delicadezas que ela faz e ensina?]. A flor [pansy/amor-perfeito] é diferente da flor da receita e é presa por um alfinete.

*Penduradinha ao gorro, uma tag "cara de gato" feita pela "duoo". É o segundo trabalho que encomendo deles e recomendo, além de grandes profissionais, a Ale é um doce de pessoa, sempre disposta a trocar ideias sobre a criação.

as cores são pink e preto, na foto está meio roxinha. amei!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

hora da agulha gula

Essa chuvinha me lembrou uma manhã chuvosa de domingo em que fiz o post abaixo no  textura, após um simples breakfast.
Compartilho aqui essa receita de bem viver [deixa chover..."no rain, no rainbow" :)]




em manhãs chuvosas, adoto a filosofia da panqueca de banana (^0^)

relax & enjoy




(...)
Maybe we can sleep in
I'll make you banana pancakes
Pretend like it's the weekend now

And we could pretend it all the time
Can't you see that it's just raining
Ain't no need to go outside

(...)


* vídeo: Jack Johnson: banana pancakes 

* fotos: panquecas americanas com requeijão e geleia de laranja kinkan + suco light de goiaba.


* foto 2: com MUITA boa vontade você percebe um coração de rodelas de banana :))

* receita das minhas panquecas americanas [você pode substituir os ingredientes diets por "engordiets"]



quarta-feira, 8 de junho de 2011

cachecol colar


Em 2009, fiz esse cachecol/colar  para a Aline [filha nº 1] e outro para a Nick [filha nº 3], em cor goiaba e lã que não me lembro o nome :/

Esse cachecol  faz o maior sucesso, e agora que estamos no 'outonerno', é uma boa sugestão porque é beeeem comprido e você pode dar voltas e voltas em torno do pescoço para ficar mais quentinha, ou, em dias menos frios, usá-lo como colar[zão].

Nesse da foto usei fio Botonê, da Pingouin, cor 701 [nínive] e segui a receita em vídeo da Elaine [a quem devo zil obrigadas, pelas ótimas vídeo-aulas].

O broche da foto é uma flor de crochê, com botões em feltro e cetim, que comprei da Eliana Rodrigues, para presentear minhas meninas junto com o cachecol. Geralmente faço um broche  de rosa como esse abaixo, para acompanhar essa peça [foto meio "blergh", mas dá para ter uma noção]:


Quem ainda não fez um desse, fica a dica para acessar o vídeo e confeccionar uma linda peça que é sempre atual e "rapidex" [além de econômica: com um novelo de Botonê, fiz esse compridão, um outro de mais ou menios 1,20m e a flor].

Abraços calorosos,

segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Fastlicidade"

* da série: "Senta [e tricota] que lá vem história"  

Mês passado fui fazer umas comprinhas de lãs básicas para testar umas receitas e fui determinada a gastar X e não mais que X, quando me deparei com um novelo aveludado piscando insistentemente para mim. 
Resisti à tentação, paguei minhas lãs e FOMOS embora: eu e a lembrança daquele novelo sedutor. Eu e a sensação de que a felicidade bateu em minha porta e não abri. 
A determinação durou o tempo exato de chegar em casa, arrumar o arco-iris de novelos ton sur ton, olhar para eles e surtar a ponto de voltar à loja para comprar UM novelo daquela lã, só pelo prazer de tê-la, tocá-la, tecê-la. A lã nem é das mais caras, mas como eu havia me programado para outros fios e fins, sentia que estaria  sabotando meus planos caso comprasse mais que um novelo. Um já me deixou feliz, foi a minha  barra de chocolate, serotonina em meada!
Felicidade existe e se chama Fast. Porém, a felicidade pode ser tão breve como o próprio nome da lã sugere. O fio é espetacular, mas não rende muito e eu só tinha um. Entristeci. Apelei para "São Google" [o santo que tem solução para tudo ~> aliás, li não sei onde: "se não está no Google, não existe"..rss] e encontrei uma receita de um cachecol de correntinhas que não era exatamente o que eu pretendia, mas já estava resignada decidida a fazer esse modelo, quando vi a foto de um cachecol em fio Fast verde, maravilhoso, piscando para mim!  Pensei: "claro que meu novelo filho único não vai dar para fazer", mas assim mesmo visitei o blog ao qual pertencia a imagem, o Tricozinhando, e deixei um  recadinho perguntando quantos novelos foram usados. Para minha surpresa, a Iriane, "tricozinheira" de mão cheia e super gentil, respondeu rapidinho e  me surpreendeu ainda mais  ao dizer que um novelo daria para tecer o cachecol. Touché! Fiz a receita que há no blog num piscar de olhos!
Sim, felicidade existe e, como disse, se chama Fast. Fastlicidade. 


Eis aí o resultado de um amor à primeira vista. Cada laçada, uma carícia :)

* não ficou A perfeição e  falta um broche charmoso como o da Iriane, mas já me dou por satisfeita [ou satisFASTa?]


"A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar"


Vinícius / Tom


domingo, 5 de junho de 2011

the never ending ball

 Fio Colorato, da Linea Italia: o novelo sem fim!!!

Eu havia tricotado e parado esse cachecol por "n" ocasiões e agora que terminei as golinhas, resolvi pegar o tricô. 
Estava assim quando comecei a assistir um filme com Elvis no TCM [detalhe: não parei de tricotar durante o filme todo, nem mesmo durante as reboladas do Elvis..rss]


Acabou o filme, mas a novela do novelo continua....


Não perca as cenas dos próximos capítulos ;)

* O cachecol é receita da Cláudia Maria {Linea Italia}, disponível no site do programa Arte Brasil.

sábado, 4 de junho de 2011

golinha abacaxi


Olá, 

Se faltava algo no meu "currículo de crocheteira", era a famosa golinha abacaxi, mas graças aos anjos de plantão, essa lacuna foi preenchida. \o/

As duas primeiras, em purple e carmim, são menores e confeccionadas seguindo um gráfico que encontrei no site da Círculo, mas confesso que caí mesmo de amores pela receita da Rose, que foi detalhadamente explicada neste passo a passo [e gráfico] da Sônia Maria e no vídeo da Elaine, após testá-la na gola branca e na cor de linho. As minhas foram feitas só acompanhando o PAP da Sônia porque é tão bem explicado que não precisei consultar o vídeo, como geralmente faço [não me entendo muito com gráficos e consigo me perder consultando mapas de ruas, ou seja: para mim, os vídeos  são tão essenciais quanto um GPS com voz ;)].

A branquinha foi feita em fio Premium e a cor de linho, com o Elegance [ambos da Cisne]; na branca fiz 20 carreiras de leques, na outra fiz 23, por isso a diferença no tamanho, mas a receita é a mesma. Gostei do resultado com a Elegance porque ficou encorpada, com mais "cara de inverno" e bem macia. Finalizei todas com broche de flor em crochê.

Meu carinho e agradecimento especial à querida Sônia Maria, que além de excelente profissional, é super atenciosa e muito tem me incentivado em suas agradáveis visitas a este espaço. Aliás, ela disse que essas golinhas viciam e adivinhe só o que estou fazendo em verde escuro , black, café, rosa antigo... ;)



Grande abraço a quem passa por aqui, sua visita é sempre bem-vinda!

(^з^) 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Almofada em crochê filé

Achei fofa, dá até para adaptar para deixar a casa mais romântica no dia dos namorados, basta trocar a palavra "crochet" por "you".



~> Receita e gráfico AQUI [em inglês]