sábado, 28 de maio de 2011

Formas de usar cachecol

Com o inverno batendo em nossa porta, o cachecol passa a ser um acessório do dia a dia, saiba como valorizar o visual e transformar uma peça básica em várias outras, apenas modificando o modo de usá-la.

O vídeo abaixo mostra algumas maneiras de usar echarpes e o mesmo vale para cachecóis, lenços, etc..




fonte: www.SusanNealWeaving.com


~> outros links para você deitar e enrolar :

http://www.plazaanchieta.com.br/blog/outonoinverno-mais-charmoso/

http://beautyfullspot.blogspot.com/2010/07/voce-sabe-como-usar-o-cachecol.html


Abraços,

segunda-feira, 23 de maio de 2011

fim de semana produtivo

Olá, aproveitei o final de semana para terminar o "Dedo de Moça"  e o cachecol lilás que chamo de "fru-fru".

Este abaixo é o tão falado Dedo [só deu ele nas últimas postagens], que fiz seguindo o PAP da Jussara. Viciei no motivo, só tive dificuldade em trabalhar com lã preta [coisas da "envelhescência" :)].







































Este outro, fiz baseado no PAP da Fri. Embora tenha visto muitos gráficos dele na Net, foi através das explicações dela que encontrei a luz no fim do túnel.


Apliquei em uma das extremidades uma flor com acabamento em picô e miolo em pérolas  [vídeo da flor AQUI - via Edinir Crochê].

Parei por aí? Nããããoooo! Já dei continuidade a um trabalhinho que andava em stand-by; comecei outro, em lã Fast [que tem uma textura deliciosa!] e um cachecol leaves que vai para a casa da comadre, em Paris Paranaguá [o primeiro leaves a gente nunca esquece :)].


Grande abraço, ótima semana!!!





Update em 04/06/11 : cachecol lilás vendido. Aceito encomendas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

quase lá


Olá!!!

Eis o "Dedo de Moça" que mencionei AQUI . Ainda falta emendar mais alguns squares, fazer o acabamento e... ta-dah!!! \(^.^)/

Gostei de trabalhar com esse motivo, acho que logo vem outra fornada por aí, em cores mais suaves.

(^з^)


lava roupa todo dia...

...que agonia!


Alguém, além de mim, fica com "cara de ué" ao se deparar com aqueles símbolos que vêm nas etiquetas das roupas? Alguns até são compreensíveis, mas outros são verdadeiros mistérios da civilização. Confesso que era uma completa analfabeta nessa linguagem, até que corri atrás do prejuízo [literalmente] e desvendei essas incógnitas. Esses símbolos são internacionais, seja made in Brazil ou China, em toda peça têxtil lá estarão eles indicando o procedimento correto para lavar, secar, passar, alvejar, inclusive em caso de lavagem profissional.

Com as peças de lã ou linha não é diferente,  já que são fibras têxteis e requerem cuidados redobrados, por se tratar de peças delicadas. No novelo há a tal simbologia, quem tece fica ciente de como conservar a peça, mas o usuário nem sempre conhece a composição do fio e o modo de lavagem, secagem, e tal. Quando não há instruções , costumo tratar as peças de tricô ou crochê  seguindo o bom-senso: não lavo na máquina, uso sabão para roupas delicadas, não torço, apenas dou umas espremidas até retirar o excesso de água, seco sobre uma superfície plana [coloco uma toalha sob a peça para absorver a umidade] e guardo dobrada ou enrolada. Assim elas não se danificam, não deformam, nem soltam as tiras e conservam o aspecto original por um longo tempo.

Basicamente, são cinco símbolos, que variam conforme a indicação do fabricante:

Tina - informações sobre a lavagem
Triângulo - sobre alvejar/branquear
Quadrado - sobre secagem
Ferro de passar - sobre passar
Círculo - sobre limpeza profissional

Até aqui, tranquilo, mas aí, minha amiga,  você se depara com bolinhas, tracinhos, números, letras e toda sorte de "adereços" dentro desses símbolos e fica completamente perdida, não é?  Eu ficava zonzinha, por isso resolvi colaborar postando este help.

Veja o significado de alguns dos símbolos mais conhecidos e quando se deparar com algum diferente, peça ajuda a "São Google" ou corra a uma lavanderia que lá saberão decifrar o enigma da etiqueta:




dica 1: A Elaine, do Elaine Crochê, ensina neste vídeo como lavar seu crochê e neste outro, como passar as peças feitas em fio 100% algodão.

dica 2: No Banana Craft há uma tabela lindinha que você pode imprimir e colocar em sua lavanderia. Útil e decorativo, confira!

dica 3: Cartilha do IPEM sobre produtos têxteis.

dica 4: Cartilha do INMETRO - etiquetas.




quinta-feira, 19 de maio de 2011

cachecol a caminho



Estou seguindo o PAP da Jussara, mas minhas flores ficaram mais abertas...onde errei???
Fiz e refiz a danadinha, mas sempre saía diferente, até que entreguei os pontos e acabei fazendo todas assim, com e®®o [minha marca registrada ;)].

Este cachecol vai ser com os squares pretos e o batizei de "dedo de moça", em homenagem às "escritoras suicidas".  Quando estiver pronto, mostro o ®esultado.

(^_^)ε^ ) 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

é do babado


Cachecol em tricô, contornado com babadinho em crochê. O fiz bem comprido e ficou fofo, super macio.
Receita antiguinha da Claudia Maria [Linea Italia], mas, inverno vai, inverno vem e esse modelo não sai de moda. 

(^з^)

update: 

Confeccionado em fio Firenze, da Linea Italia, cor granata

outras opções de cores nesse fio:



Update em 04/06/11 - vendido . Aceito encomendas.

terça-feira, 17 de maio de 2011

mini xale ou lenço em tricô


Presentinho para a sogra no dia das mães, junto com um broche vintage LINDO [esqueci de fotografar o broche :/ ].
Segui a receita da Vitória Quintal, no programa Sabor de Vida [vídeo AQUI].
Feito com lã Plush [Cisne], agulha nº 9 e muito amor :)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

pontapé inicial

*clique nas imagens para ampliá-las



Espero compartilhar com você o muito que aprendo diariamente nos blogs, sites, vídeos, revistas e afins. Muito do que sei aprendi com outras artesãs que, gentilmente, disponibilizam pap's, receitas e doam/dedicam muito de seu tempo para transmitir suas experiências. A elas [e são tantas, todas queridas], meu carinho e admiração total.
As produções acima, por exemplo, devo a Elaine [tapete multicor e cachecol colar], Claudia Maria, da Linea Itália [cachecol de babadinhos e mini xale], Fri [cachecol lilás, com babados] e a professora de tricô da Arte do Vale, aqui em São José dos Campos-SP [estola/gola Passion].

O blog ainda está "pelado", mas logo adicionarei uma template e links para blogs que costumo visitar.

Vamos "tricrochetar" e  fazer muita arte?

Carinho,




* os ítens para pronta entrega foram vendidos enquanto eu preparava este cantinho meu, seu, nosso.